O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta quinta-feira (15/4) que pelo menos dois mil moradores de outras unidades da Federação receberam a segunda dose das vacinas no Distrito Federal. O número é preocupante, uma vez que as remessas são efetuadas com números casados entre a primeira e a segunda etapa da imunização.
“Aqui estamos separando D2 para D1. Em outros municípios, estão usando D1 para D2, o que fez o DF cair no ranking nacional. A Secretaria de Saúde concluiu que vacinamos 2 mil pessoas a mais com D2 além da previsão. Isso nos gera uma preocupação, porque as pessoas que tomaram a D1 em outros estados estão vindo ao DF para vacinação da D2”, afirmou durante coletiva de imprensa.
Também presente no evento, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, emendou que o cenário fez com que o Governo do Distrito Federal (GDF) aumentasse para 10% o estoque da reserva técnica da chamada segunda dose e, com isso, não correr o risco de alguém ficar sem o imunizante.
“Enquanto não estiver claro para o país dessa perda que acaba ficando no frasco, a gente vai trabalhar com essa reserva técnica de 10%”, frisou.