O governo do Distrito Federal e o sindicato dos rodoviários não conseguiram entrar em um acordo sobre o pedido de vacinação da categoria e em nota o sindicato informou que a classe entrará em greve de 24h já na próxima segunda-feira (03/05).
A medida afetará todo o DF e deve causar transtornos aos trabalhadores. O sindicato informou que a reunião para tratar da vacinação não atendeu as expectativas da classe, uma vez que a proposta feita pelo secretário da saúde, Osney Okumoto, que participava da reunião, de vacinar apenas os funcionários acima de 55 anos que tenham comorbidades não é suficiente, segundo a classe.
Segundo o sindicato, essa proposta não atende aos interesses da categoria, uma vez que atingiria uma faixa muito pequena de funcionários, muitos dos quais podem até nem estar em atividade.
O secretário informou que não tem como incluir a categoria no grupo prioritário, já que a secretaria de saúde está vinculada à definição de prioridade estabelecida pelo cronograma do Ministério da Saúde previsto no Plano Nacional de Imunização, que não pode ser alterado.
A entidade lamentou profundamente o transtorno que será causado aos trabalhadores na próxima segunda-feira, mas a paralisação visa chamar a atenção do problema enfrentado pelos motoristas e cobradores que estão em atividade, já que foram registrados até o momento, a morte de 31 rodoviários em decorrência da Covid-19.
A greve se iniciará às 0h e está programada para terminar às 23h59 da segunda-feira, devendo voltar ao normal já na terça-feira (04/05).